PRIMEIRO CHACRA
MULADHARA - a ligação com a Terra — Este chacra também é conhecido por Chacra Básico ou Centro do Cóccix. Fica entre o ânus e a vagina ou o pênis. É chamado pelos indianos de Muladhara, que significa raiz.
Sua cor vibratória é a vermelha, e estende-se até outros menores nos joelhos e pés, projetando-se para fora do corpo através da aura em forma de um cordão de ligação com a gravidade da Terra. Essas extensões localizadas no peito dos pés servem para captar da Terra o equilíbrio energético necessário para nos mantermos vivos, centrados, conectados com o Universo. A cor vermelha vibra na mais baixa freqüência justamente para poder fazer a polaridade com a Terra e trazer dela os instintos e direções.
Começa aí a maravilhosa engenharia do corpo humano: entra em cena a glândula supra-renal, ligada aos rins, responsável pela produção de adrenalina que agita o sangue de acordo com os pensamentos e as emoções. Este centro de força é a fundação de todo o sistema dos sete e é quem absorve a Kundalini, que será distribuída onde necessitar.
Quem exagera nas bebidas alcoólicas, que são processadas pelos rins, já pode imaginar o que acontece com o chacra básico depois de uma noite de bebedeira. É por este chacra que nos ligamos com as boas ou baixas vibrações e as forma-pensamento laçam suas vítimas.
O corpo humano interage com todo o sistema solar. Portanto, qualquer desequilíbrio de ordem física, mental, emocional ou espiritual tem reações em cascata. Como este chacra administra pernas, pés, joelhos e intestinos, a manifestação física de desequilibro aparece em forma de prisão de ventre, hemorróidas, obesidade, problemas no útero/próstata.
A nível emocional traz tristeza, depressão e instabilidade. O excesso de energia nesta usina traz avareza, medo do futuro, sede pelo poder, supervalorização de valores externos e “vista curta”.
Desequilíbrios nesse chacra também estão ligados a excessos em geral: sexo, comida, bebidas alcoólicas e materialismo.
Quando há equilíbrio, a pessoa mostra-se de bem com a vida, seguro, com força interior e consciente do que representa no universo. Numa ligação profunda e pessoal com a Terra e suas criaturas.
Existem várias formas de equilibrar esse chacra: tratamentos com Cromoterapia, Aromaterapia, Musicoterapia, Ioga, Reiki e Terapia de Cristais são algumas opções.
Na Musicoterapia o som de tambores e gongos reproduzem o som ideal para a regeneração deste chacra e na Aromaterapia o uso do Cedro e do Cravo são ideais. Os Florais também ajudam a trazer o indivíduo para o aqui e agora.
De qualquer forma o importante é sempre procurar um profissional capacitado e experiente para lhe ajudar.
Uma boa dica e que vale para todos é pisar na terra ou na grama com os pés descalços, pois ajuda a liberar a energia em excesso, além de promover o contato com a energia da terra.
